quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CADERNOS MOÇAMBICANOS Nº 3

«A ideia de compilar estes 'Cadernos Moçambicanos', surgiu durante uma conversa com Jorge Viegas, na Embaixada de Moçambique, quando falávamos sobre a dificuldade que a maior parte dos escritores encontram para editar as suas primeiras obras», declarou ao Jornal Costa do Sol, Delmar Gonçalves, durante a apresentação dos Cadernos Moçambicanos Manguana 3 ".
«No início pensámos em coligir uma antologia de poetas moçambicanos, mas depois decidimos torná-la mais abrangente, editando autores de língua lusófona», acrescentou ainda o poeta que, nascido em Quelimane, habita há largos anos em Parede.
«Terceira etapa de uma caminhada que pretende ter continuidade» a antologia de poesia e prosa, que reúne trabalhos de autores moçambicanos, portugueses, angolanos e brasileiros, tem chancela da Sebenta.
A cerimónia decorrida no passado sábado, no auditório da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, incluiu a leitura de poemas e excertos de textos pelos seus autores, enquanto o director do site moçambicano Macua, Fernando Gil, apresentou os escritores, citando algumas notas biográficas.
Para além de Delmar Gonçalves, estiveram presentes, Jorge Viegas, Renato Graça, Carlos Gil, Jorge Chichorro Rodrigues, Manuel Matsinhe, Ana Loureiro, Nora Vilar, Luís Ferreira, Edmundo Verdades, Claudia Gomes, João Marafuga, Lúcia Lupenny Rodrigues, Maria José Peres, Paula Ferraz, Fernanda Maias, Maria Olga Santos e Penélope Rodrigues, assim como Filipa Gonçalves, a artista plástica responsável pela feitura da capa.
Registou-se ainda um momento musical, protagonizado por Dama Bete, tendo um "Porto de Honra", incentivado o convívio.

In JORNAL DA COSTA DO SOL – 05.10.2006

Sem comentários:

Enviar um comentário