quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Factores que precipitaram a radicalização da FRELIMO de 1969 à 1977

1) A morte do primeiro presidente da FRELIMO DR. Eduardo Chivambo Mondlane na Tanzania num atentado desde logo atribuído à PIDE.


2)As mortes dos dirigentes da FRELIMO , Paulo Samuel Kamkomba , Filipe Samuel Magaia e Josina Machel ( primeira esposa de Samora Moisés Machel).


3)A aquisição de material moderno destinado à guerra de guerrilha da FRELIMO em países como a União Soviética , Jugoslávia , Checoslováquia , Cuba , China e Argélia .


4)A marcha de alguns Portugueses e Moçambicanos Pró-Salazaristas no Maputo ( ex. Lourenço Marques ) no dia 7 de Setembro de 1974 ( dia dos Acordos de Lusaka ) com a Bandeira de Portugal e a chacina que despoletou .

5)A existência de núcleos da Mocidade Portuguesa nos territórios de Moçambique .

6)A estratégia de conquista da simpatia e dos corações dos Africanos com o objectivo de perpetuar a dominação e o colonialismo em África , principalmente com Rebelo de Sousa , Adriano Moreira , António Spínola e Norton de Matos .

7)A existência de núcleos da PIDE nos territórios de Moçambique .

8)O apelo e promoção do Tribalismo no Norte , Centro e Sul de Moçambique por parte do governo Salazarista .

9)A deserção e rendição de elementos Moçambicanos tribalistas dos Movimentos Nacionalistas .

10)As campanhas de contra-informação Portuguesas em território Moçambicano contra os Movimentos Nacionalistas .

11)A incorporação de elementos de origem Africana no Exército Português ( Régulos , Cipaios , Comandos , Flechas , Desertores da FRELIMO ) , numa estratégia de dividir para reinar dirigida por Kaúlza de Arriaga .

12)A existência em territórios de Moçambique de núcleos de intelectuais Pró-Regime colonial fascista e Pró-Salazarista .

13)A não existência de uma Élite Burguesa Africana .

14)O facto de não existir uma Igreja verdadeiramente Africana e que defendesse os direitos dos Moçambicanos publicamente .

15)A euforia esquerdista Revolucionária do ( M.F.A. ) Movimento das Forças Armadas , reinante em Portugal com a sua subida ao poder em 25 de Abril de 1974 .

16)O facto de a Guiné-Bissau ter alcançado a Independência Nacional .

17) A existência de dois Estados Africanos racistas próximos de Moçambique , a Rodésia do Sul ( actual Zimbabwe ) e a África do Sul com sistemas oficiais de Apartheid .

18)A existência de Rádios subversivas anti-FRELIMO nos territórios da Rodésia do Sul ( actual Zimbabwe ) e a África do Sul .

19)As sabotagens de infraestruturas económicas e sociais por parte de mercenários Sul-Africanos , Rodesianos do Sul , Portugueses e Norte-Americanos .

20) A criação na Rodésia do Sul ( actual Zimbabwe ) do ( M.N.R. ) Movimento Nacional de Resistência em 1976 com mercenários Rodesianos do Sul , Sul-Africanos , Portugueses , Ingleses , Norte-Americanos , descontentes Portugueses e Moçambicanos e Moçambicanos ( civis e militares ).

21)A morte do Presidente Americano John F. Kennedy em 1963 , um acérrimo defensor da Auto-Determinação dos povos Africanos .

22)A entrada de Portugal na NATO e a sua admissão nas Nações Unidas (O.N.U. ).

23)O fim do apoio Americano ( económico , militar , político e humanitário ) à FRELIMO .

24) As dificuldades do acesso à Educação e Habitação da maioria da população Moçambicana no período colonial .

25) O afluxo de refugiados Zimbabweanos e Sul-Africanos (principalmente negros ) .
26)A existência de vários Estados Independentes do Terceiro Mundo , muitos dos quais Africanos .
27)A recepção no Vaticano dos dirigentes dos Movimentos Nacionalistas Africanos pelo Papa Paulo VI.
28)A fuga de alguns Bolseiros da FRELIMO para o Ocidente(principalmente para os Estados Unidos da América ) .
29)A formação precipitada de Grupos políticos que se pretendiam alternativos à FRELIMO .

Sem comentários:

Enviar um comentário