Jogo Sujo jogo sujo
Como há lugar
para tanta mentira?
Jogo Sujo jogo sujo
O que ganham
com a Mentira?
Jogo Sujo jogo sujo
O que esperam do Lesado?
Jogo Sujo jogo sujo
Que sorriso tão mórbido!
Jogo Sujo jogo sujo
Já estou farto
do Cinismo!
Jogo Sujo jogo sujo
Não perdoo
a Mentira!
(Escrito no Comboio entre Oeiras e Carcavelos)
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Survey
1)What is your idea of perfect happiness?
Normal life. Without war,without hunger.But with many love and tolerance.
2)What is your greatest fear?
To love someone.
3)What is your favourite word?
Peace!
4) Which living person do you most admire?
Desmond Tutu , Nelson Mandela and Dalai Lama.
5)What is your greatest extravagance?
My greatest extravagance is buying films and books.
6)What do you most dislike in yourself?
Nothing.I like myself.
7)What do you most dislike in other people?
Arrogance,intolerance and racism.
8)What things do you always carry with you?
My documents,my watch,my pen and nothing more.
9)What do you most dislike about your appearance?
Nothing.I really like me.
10)Who are your favourite writers?
Eça de Queirós,Gabriel Garcia Marquez,Isabel Allende,Noémia de Sousa and Rabindranath Tagore.
11) What are you reading at the moment?
At the moment i am reading Marguerit Duras"The northern of China lover".
12)What is your favourite journey?
I would like to go to Tunísia.
13)What or who is the greatest love of your life?
The greatest love of my life are my daughter Luna , my indian films and my books.
14)What is your greatest regret?
My greatest regret was my life in Mozambique!
15)When and where were you happiest?
When i come back home!
Normal life. Without war,without hunger.But with many love and tolerance.
2)What is your greatest fear?
To love someone.
3)What is your favourite word?
Peace!
4) Which living person do you most admire?
Desmond Tutu , Nelson Mandela and Dalai Lama.
5)What is your greatest extravagance?
My greatest extravagance is buying films and books.
6)What do you most dislike in yourself?
Nothing.I like myself.
7)What do you most dislike in other people?
Arrogance,intolerance and racism.
8)What things do you always carry with you?
My documents,my watch,my pen and nothing more.
9)What do you most dislike about your appearance?
Nothing.I really like me.
10)Who are your favourite writers?
Eça de Queirós,Gabriel Garcia Marquez,Isabel Allende,Noémia de Sousa and Rabindranath Tagore.
11) What are you reading at the moment?
At the moment i am reading Marguerit Duras"The northern of China lover".
12)What is your favourite journey?
I would like to go to Tunísia.
13)What or who is the greatest love of your life?
The greatest love of my life are my daughter Luna , my indian films and my books.
14)What is your greatest regret?
My greatest regret was my life in Mozambique!
15)When and where were you happiest?
When i come back home!
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Factores que precipitaram a radicalização da FRELIMO de 1969 à 1977
1) A morte do primeiro presidente da FRELIMO DR. Eduardo Chivambo Mondlane na Tanzania num atentado desde logo atribuído à PIDE.
2)As mortes dos dirigentes da FRELIMO , Paulo Samuel Kamkomba , Filipe Samuel Magaia e Josina Machel ( primeira esposa de Samora Moisés Machel).
3)A aquisição de material moderno destinado à guerra de guerrilha da FRELIMO em países como a União Soviética , Jugoslávia , Checoslováquia , Cuba , China e Argélia .
4)A marcha de alguns Portugueses e Moçambicanos Pró-Salazaristas no Maputo ( ex. Lourenço Marques ) no dia 7 de Setembro de 1974 ( dia dos Acordos de Lusaka ) com a Bandeira de Portugal e a chacina que despoletou .
5)A existência de núcleos da Mocidade Portuguesa nos territórios de Moçambique .
6)A estratégia de conquista da simpatia e dos corações dos Africanos com o objectivo de perpetuar a dominação e o colonialismo em África , principalmente com Rebelo de Sousa , Adriano Moreira , António Spínola e Norton de Matos .
7)A existência de núcleos da PIDE nos territórios de Moçambique .
8)O apelo e promoção do Tribalismo no Norte , Centro e Sul de Moçambique por parte do governo Salazarista .
9)A deserção e rendição de elementos Moçambicanos tribalistas dos Movimentos Nacionalistas .
10)As campanhas de contra-informação Portuguesas em território Moçambicano contra os Movimentos Nacionalistas .
11)A incorporação de elementos de origem Africana no Exército Português ( Régulos , Cipaios , Comandos , Flechas , Desertores da FRELIMO ) , numa estratégia de dividir para reinar dirigida por Kaúlza de Arriaga .
12)A existência em territórios de Moçambique de núcleos de intelectuais Pró-Regime colonial fascista e Pró-Salazarista .
13)A não existência de uma Élite Burguesa Africana .
14)O facto de não existir uma Igreja verdadeiramente Africana e que defendesse os direitos dos Moçambicanos publicamente .
15)A euforia esquerdista Revolucionária do ( M.F.A. ) Movimento das Forças Armadas , reinante em Portugal com a sua subida ao poder em 25 de Abril de 1974 .
16)O facto de a Guiné-Bissau ter alcançado a Independência Nacional .
17) A existência de dois Estados Africanos racistas próximos de Moçambique , a Rodésia do Sul ( actual Zimbabwe ) e a África do Sul com sistemas oficiais de Apartheid .
18)A existência de Rádios subversivas anti-FRELIMO nos territórios da Rodésia do Sul ( actual Zimbabwe ) e a África do Sul .
19)As sabotagens de infraestruturas económicas e sociais por parte de mercenários Sul-Africanos , Rodesianos do Sul , Portugueses e Norte-Americanos .
20) A criação na Rodésia do Sul ( actual Zimbabwe ) do ( M.N.R. ) Movimento Nacional de Resistência em 1976 com mercenários Rodesianos do Sul , Sul-Africanos , Portugueses , Ingleses , Norte-Americanos , descontentes Portugueses e Moçambicanos e Moçambicanos ( civis e militares ).
21)A morte do Presidente Americano John F. Kennedy em 1963 , um acérrimo defensor da Auto-Determinação dos povos Africanos .
22)A entrada de Portugal na NATO e a sua admissão nas Nações Unidas (O.N.U. ).
23)O fim do apoio Americano ( económico , militar , político e humanitário ) à FRELIMO .
24) As dificuldades do acesso à Educação e Habitação da maioria da população Moçambicana no período colonial .
25) O afluxo de refugiados Zimbabweanos e Sul-Africanos (principalmente negros ) .
26)A existência de vários Estados Independentes do Terceiro Mundo , muitos dos quais Africanos .
27)A recepção no Vaticano dos dirigentes dos Movimentos Nacionalistas Africanos pelo Papa Paulo VI.
28)A fuga de alguns Bolseiros da FRELIMO para o Ocidente(principalmente para os Estados Unidos da América ) .
29)A formação precipitada de Grupos políticos que se pretendiam alternativos à FRELIMO .
2)As mortes dos dirigentes da FRELIMO , Paulo Samuel Kamkomba , Filipe Samuel Magaia e Josina Machel ( primeira esposa de Samora Moisés Machel).
3)A aquisição de material moderno destinado à guerra de guerrilha da FRELIMO em países como a União Soviética , Jugoslávia , Checoslováquia , Cuba , China e Argélia .
4)A marcha de alguns Portugueses e Moçambicanos Pró-Salazaristas no Maputo ( ex. Lourenço Marques ) no dia 7 de Setembro de 1974 ( dia dos Acordos de Lusaka ) com a Bandeira de Portugal e a chacina que despoletou .
5)A existência de núcleos da Mocidade Portuguesa nos territórios de Moçambique .
6)A estratégia de conquista da simpatia e dos corações dos Africanos com o objectivo de perpetuar a dominação e o colonialismo em África , principalmente com Rebelo de Sousa , Adriano Moreira , António Spínola e Norton de Matos .
7)A existência de núcleos da PIDE nos territórios de Moçambique .
8)O apelo e promoção do Tribalismo no Norte , Centro e Sul de Moçambique por parte do governo Salazarista .
9)A deserção e rendição de elementos Moçambicanos tribalistas dos Movimentos Nacionalistas .
10)As campanhas de contra-informação Portuguesas em território Moçambicano contra os Movimentos Nacionalistas .
11)A incorporação de elementos de origem Africana no Exército Português ( Régulos , Cipaios , Comandos , Flechas , Desertores da FRELIMO ) , numa estratégia de dividir para reinar dirigida por Kaúlza de Arriaga .
12)A existência em territórios de Moçambique de núcleos de intelectuais Pró-Regime colonial fascista e Pró-Salazarista .
13)A não existência de uma Élite Burguesa Africana .
14)O facto de não existir uma Igreja verdadeiramente Africana e que defendesse os direitos dos Moçambicanos publicamente .
15)A euforia esquerdista Revolucionária do ( M.F.A. ) Movimento das Forças Armadas , reinante em Portugal com a sua subida ao poder em 25 de Abril de 1974 .
16)O facto de a Guiné-Bissau ter alcançado a Independência Nacional .
17) A existência de dois Estados Africanos racistas próximos de Moçambique , a Rodésia do Sul ( actual Zimbabwe ) e a África do Sul com sistemas oficiais de Apartheid .
18)A existência de Rádios subversivas anti-FRELIMO nos territórios da Rodésia do Sul ( actual Zimbabwe ) e a África do Sul .
19)As sabotagens de infraestruturas económicas e sociais por parte de mercenários Sul-Africanos , Rodesianos do Sul , Portugueses e Norte-Americanos .
20) A criação na Rodésia do Sul ( actual Zimbabwe ) do ( M.N.R. ) Movimento Nacional de Resistência em 1976 com mercenários Rodesianos do Sul , Sul-Africanos , Portugueses , Ingleses , Norte-Americanos , descontentes Portugueses e Moçambicanos e Moçambicanos ( civis e militares ).
21)A morte do Presidente Americano John F. Kennedy em 1963 , um acérrimo defensor da Auto-Determinação dos povos Africanos .
22)A entrada de Portugal na NATO e a sua admissão nas Nações Unidas (O.N.U. ).
23)O fim do apoio Americano ( económico , militar , político e humanitário ) à FRELIMO .
24) As dificuldades do acesso à Educação e Habitação da maioria da população Moçambicana no período colonial .
25) O afluxo de refugiados Zimbabweanos e Sul-Africanos (principalmente negros ) .
26)A existência de vários Estados Independentes do Terceiro Mundo , muitos dos quais Africanos .
27)A recepção no Vaticano dos dirigentes dos Movimentos Nacionalistas Africanos pelo Papa Paulo VI.
28)A fuga de alguns Bolseiros da FRELIMO para o Ocidente(principalmente para os Estados Unidos da América ) .
29)A formação precipitada de Grupos políticos que se pretendiam alternativos à FRELIMO .
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Moçambique Diplomático
Considerado o país mais "pobre " do mundo segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (O.N.U.) , vale a pena no entanto recordar e assinalar alguns dos feitos mais significativos alcançados por esta jovem Nação Africana desde a sua independência em 25 de Junho de 1975 no plano diplomático .
É óbvio que o uso do termo "pobre" diz respeito apenas à visão economicista dos Países Desenvolvidos (Capitalistas Ocidentais) relativamente aos parceiros ditos subdesenvolvidos ao nível do seu desempenho económico e não em termos "reais" de recursos e riquezas naturais
Neste campo é de longe o país Africano de Língua Oficial Portuguesa que mais se tem notabilizado quer seja pela sua ousadia , quer seja pela "agressividade" ou originalidade diplomática segundo a opinião unãnime de alguns conceituados diplomatas ocidentais .
Assim Samora Moisés Machel :
Tornou possível em Maputo a reconciliação entre os governos da Guiné-Bissau e de Cabo Verde , Nino Vieira e Aristides Pereira .
Assinou a 16 de Março de 1984 em Nkomáti o histórico acordo de Boa vizinhança e não agressão com o seu homólogo Sul-Africano , Pieter Botha .
Tornou possível o acordo de Lancaster House para a independência do Zimbabwe ( antiga Rodésia) ao pressionar Robert Mugabe a assiná-lo .
Recusou o contingente Cubano oferecido pelo Comandante Fidel Castro para aniquilar a RENAMO na base central da Gorongosa .
O Governo Moçambicano :
Foi o principal suporte dos guerrilheiros Nacionalistas Zimbabweanos dando treino e alojando em território nacional os mesmos e por outro lado enviando militares internacionalistas Moçambicanos para a frente de combate .
Foi o primeiro Estado a reconhecer a auto-proclamada República Democrática de Timor-Leste e a guerrilha da FRETILIN em 1976 .
Facilitou os contactos entre as Delegações dos Governos da África do Sul , de Angola , de Cuba , dos Estados Unidos e da SWAPO e A.N. C.
Forneceu pessoal diplomático especializado para a Organização de Unidade Africana (O.U. A.) usar a Língua Portuguesa nos seus fóruns .
Preparou e assessorou a entrada triunfal em Nova Iorque , nos Estados Unidos da América , do antigo Presidente do Congresso Nacional Africano (A.N.C.) Dr. Oliver Tambo , já falecido .
Apoiou diplomaticamente a SWAPO na sua luta pela Independência da Namíbia .
Reeditou no Songo o "histórico" Encontro de não agressão e boa vizinhança , desta vez entre Joaquim Chissano e Pieter Botha .
Apresentou um candidato para Director do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (P.N.U.D.) e venceu .
Reconheceu o Estado da Palestina proclamado no exílio por Yasser Arafat .
Reconheceu a Independência da República Árabe Saharaui Democrática (R.A.S.D.) .
Do Governo Moçambicano :
Partiu a arrojada iniciativa de apresentar um seu candidato ( Dr.Hélder Martins) para Director-Geral da Organização Mundial de Saúde ( O.M.S.) , tendo sido derrotado pelo candidato Japonês , ocupa actualmente o cargo de Representante da O.M.S. em Maputo .
Partiu a iniciativa da criação de um Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa com Sede em Maputo .
Partiu a iniciativa de propôr a introdução e utilização da Língua Portuguesa na Organização Mundial de Saúde (O.M.S.) .
A Cidade de Maputo :
Foi o local onde se reuniram pela primeira vez os Governos Sul-Africano de Pieter Botha e Angolano de José Eduardo dos Santos .
Foi o local onde se fez a troca de prisioneiros de guerra Sul-Africanos por Angolanos e Holandeses .
Foi o local onde pela primeira vez o Presidente Português Dr.Mário Soares se encontrou com o Presidente Angolano Engenheiro José Eduardo dos Santos e ainda com o Reverendo Norte-Americano Jesse Jackson .
Foi o local onde o Secretário-Geral das Nações Unidas (O.N.U.) Boutros Boutros-Ghali se reuniu com o Chefe - Ministro dos Zulus Mangosuthu Buthelezi , com o Presidente do P.A.C. Clarence Makwetu e com o Ministro Sul-Africano dos Negócios Estrangeiros Roelof P. Botha .
Participou no Programa de desminagem da Bósnia enviando cães treinados para detecção de minas desde 1996 .
Foi em Maputo que Roelof Botha´Ministro dos Negócios Estrangeiros da África do sul e Loy Van Dunem da República Popular de Angola , se reuniram por duas vezes (oficialmente).
O Vice-Presidente da Comunidade Económica Europeia (C.E.E.) , Lorenzo Natali esteve em Maputo .
In "Moçambique Diplomático"
É óbvio que o uso do termo "pobre" diz respeito apenas à visão economicista dos Países Desenvolvidos (Capitalistas Ocidentais) relativamente aos parceiros ditos subdesenvolvidos ao nível do seu desempenho económico e não em termos "reais" de recursos e riquezas naturais
Neste campo é de longe o país Africano de Língua Oficial Portuguesa que mais se tem notabilizado quer seja pela sua ousadia , quer seja pela "agressividade" ou originalidade diplomática segundo a opinião unãnime de alguns conceituados diplomatas ocidentais .
Assim Samora Moisés Machel :
Tornou possível em Maputo a reconciliação entre os governos da Guiné-Bissau e de Cabo Verde , Nino Vieira e Aristides Pereira .
Assinou a 16 de Março de 1984 em Nkomáti o histórico acordo de Boa vizinhança e não agressão com o seu homólogo Sul-Africano , Pieter Botha .
Tornou possível o acordo de Lancaster House para a independência do Zimbabwe ( antiga Rodésia) ao pressionar Robert Mugabe a assiná-lo .
Recusou o contingente Cubano oferecido pelo Comandante Fidel Castro para aniquilar a RENAMO na base central da Gorongosa .
O Governo Moçambicano :
Foi o principal suporte dos guerrilheiros Nacionalistas Zimbabweanos dando treino e alojando em território nacional os mesmos e por outro lado enviando militares internacionalistas Moçambicanos para a frente de combate .
Foi o primeiro Estado a reconhecer a auto-proclamada República Democrática de Timor-Leste e a guerrilha da FRETILIN em 1976 .
Facilitou os contactos entre as Delegações dos Governos da África do Sul , de Angola , de Cuba , dos Estados Unidos e da SWAPO e A.N. C.
Forneceu pessoal diplomático especializado para a Organização de Unidade Africana (O.U. A.) usar a Língua Portuguesa nos seus fóruns .
Preparou e assessorou a entrada triunfal em Nova Iorque , nos Estados Unidos da América , do antigo Presidente do Congresso Nacional Africano (A.N.C.) Dr. Oliver Tambo , já falecido .
Apoiou diplomaticamente a SWAPO na sua luta pela Independência da Namíbia .
Reeditou no Songo o "histórico" Encontro de não agressão e boa vizinhança , desta vez entre Joaquim Chissano e Pieter Botha .
Apresentou um candidato para Director do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (P.N.U.D.) e venceu .
Reconheceu o Estado da Palestina proclamado no exílio por Yasser Arafat .
Reconheceu a Independência da República Árabe Saharaui Democrática (R.A.S.D.) .
Do Governo Moçambicano :
Partiu a arrojada iniciativa de apresentar um seu candidato ( Dr.Hélder Martins) para Director-Geral da Organização Mundial de Saúde ( O.M.S.) , tendo sido derrotado pelo candidato Japonês , ocupa actualmente o cargo de Representante da O.M.S. em Maputo .
Partiu a iniciativa da criação de um Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa com Sede em Maputo .
Partiu a iniciativa de propôr a introdução e utilização da Língua Portuguesa na Organização Mundial de Saúde (O.M.S.) .
A Cidade de Maputo :
Foi o local onde se reuniram pela primeira vez os Governos Sul-Africano de Pieter Botha e Angolano de José Eduardo dos Santos .
Foi o local onde se fez a troca de prisioneiros de guerra Sul-Africanos por Angolanos e Holandeses .
Foi o local onde pela primeira vez o Presidente Português Dr.Mário Soares se encontrou com o Presidente Angolano Engenheiro José Eduardo dos Santos e ainda com o Reverendo Norte-Americano Jesse Jackson .
Foi o local onde o Secretário-Geral das Nações Unidas (O.N.U.) Boutros Boutros-Ghali se reuniu com o Chefe - Ministro dos Zulus Mangosuthu Buthelezi , com o Presidente do P.A.C. Clarence Makwetu e com o Ministro Sul-Africano dos Negócios Estrangeiros Roelof P. Botha .
Participou no Programa de desminagem da Bósnia enviando cães treinados para detecção de minas desde 1996 .
Foi em Maputo que Roelof Botha´Ministro dos Negócios Estrangeiros da África do sul e Loy Van Dunem da República Popular de Angola , se reuniram por duas vezes (oficialmente).
O Vice-Presidente da Comunidade Económica Europeia (C.E.E.) , Lorenzo Natali esteve em Maputo .
In "Moçambique Diplomático"
domingo, 15 de agosto de 2010
Élite Africana
É importante reter sobretudo que foi um tremendo erro a não formação de uma élite africana em Moçambique , no período colonial embora esta pusesse alguns riscos ( fruto das circunstâncias históricas e conjunturais ) para os poderes dominantes.
A não aposta na educação dos Moçambicanos pesou nas decisões futuras da FRELIMO que se viu a braços com um país nas mãos sem um grande número de quadros nacionais , confrontou-se com a fuga dos chamados cérebros Moçambicanos , Luso-Moçambicanos e Portugueses , mais bem formados , com experiência profissional e melhor preparados .
A opção pelo sistema socialista era inevitável do ponto de vista do Partido, caso contrário cair-se-ia num ciclo vicioso em que a educação seria exclusivo dos ricos , dos poderosos , dos brancos , a que não teriam acesso a maioria negra e o risco de golpes de estado era sem dúvida maior .
Mas , infelizmente esta opção teve os seus inconvenientes , nomeadamente , o não respeito pelos direitos humanos ( de acordo com os Estados de Direito ) , o colectivismo em excesso , a não existência de uma burguesia Moçambicana não estatal afirmativa , a fuga dos poucos quadros Moçambicanos já atrás referida, que queriam um maior pragmatismo , mais liberdades e melhoria das condições de vida .
Dom Sebastião Soares de Resende e Dom Manuel Vieira Pinto , insurgiram-se no período colonial apelando para a formação , educação e respeito das populações "Índigenas" ,coisa que as autoridades não fizeram , e o resultado foi a guerra e um complicado processo de descolonização que conduziria à Independência.
A não aposta na educação dos Moçambicanos pesou nas decisões futuras da FRELIMO que se viu a braços com um país nas mãos sem um grande número de quadros nacionais , confrontou-se com a fuga dos chamados cérebros Moçambicanos , Luso-Moçambicanos e Portugueses , mais bem formados , com experiência profissional e melhor preparados .
A opção pelo sistema socialista era inevitável do ponto de vista do Partido, caso contrário cair-se-ia num ciclo vicioso em que a educação seria exclusivo dos ricos , dos poderosos , dos brancos , a que não teriam acesso a maioria negra e o risco de golpes de estado era sem dúvida maior .
Mas , infelizmente esta opção teve os seus inconvenientes , nomeadamente , o não respeito pelos direitos humanos ( de acordo com os Estados de Direito ) , o colectivismo em excesso , a não existência de uma burguesia Moçambicana não estatal afirmativa , a fuga dos poucos quadros Moçambicanos já atrás referida, que queriam um maior pragmatismo , mais liberdades e melhoria das condições de vida .
Dom Sebastião Soares de Resende e Dom Manuel Vieira Pinto , insurgiram-se no período colonial apelando para a formação , educação e respeito das populações "Índigenas" ,coisa que as autoridades não fizeram , e o resultado foi a guerra e um complicado processo de descolonização que conduziria à Independência.
Julgamentos
Concordamos plenamente com o julgamento dos genocídios e a gestão danosa através do Tribunal Penal Internacional .
Mas , pensamos que as condenações e julgamentos não deveriam depender de queixas .Por outro lado , deveriam condenar não só os autores dos massacres e genocídios , mas também os países que fornecem e vendem armamento .
É preciso responsabilizá-los pelo actual estado de coisas.
Por fim , é preciso que se condene ainda que simbolicamente , os E.U.A. e a ex. União Soviética pelas guerras que promoveram no chamado período da "guerra fria" e as antigas Potências Coloniais pelos crimes da Colonização , entre os quais os massacres , os genocídios e a escravatura ( neste aspecto particular deverão ser incluídos os líderes Africanos que não só colaboraram com as Potências Coloniais como a praticaram nos seus territórios ou em territórios por si conquistados e dominados , pela força belicista!).
Mas , pensamos que as condenações e julgamentos não deveriam depender de queixas .Por outro lado , deveriam condenar não só os autores dos massacres e genocídios , mas também os países que fornecem e vendem armamento .
É preciso responsabilizá-los pelo actual estado de coisas.
Por fim , é preciso que se condene ainda que simbolicamente , os E.U.A. e a ex. União Soviética pelas guerras que promoveram no chamado período da "guerra fria" e as antigas Potências Coloniais pelos crimes da Colonização , entre os quais os massacres , os genocídios e a escravatura ( neste aspecto particular deverão ser incluídos os líderes Africanos que não só colaboraram com as Potências Coloniais como a praticaram nos seus territórios ou em territórios por si conquistados e dominados , pela força belicista!).
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Queria escrever um poema...
Queria escrever um poema
que justificasse minha ignorância
Queria escrever um poema
que minha ignorância desmedida justificasse
Queria escrever um poema
que fosse poema
Mas...tal
não foi possível
Porque minha ignorância é tão grande
que não saberia justificá-la
e minha justificação é tão pequena
onde não caberia tamanha ignorância.
que justificasse minha ignorância
Queria escrever um poema
que minha ignorância desmedida justificasse
Queria escrever um poema
que fosse poema
Mas...tal
não foi possível
Porque minha ignorância é tão grande
que não saberia justificá-la
e minha justificação é tão pequena
onde não caberia tamanha ignorância.
domingo, 1 de agosto de 2010
Delmar Maia Gonçalves
Delmar Maia Gonçalves nasceu no dia 5 de Julho de 1969 no Hospital Central de Quelimane , na cidade de Quelimane , província da Zambézia , República de Moçambique , filho de pais Cristãos Católicos .Foi baptizado Católico na Igreja da Sagrada Família de Quelimane em 26 de Junho de 1971 .
Frequentou a Igreja de Nossa Senhora do Livramento de Quelimane , A Igreja da Sé Catedral Nova de Quelimane ,a Igreja da Sagrada Família de Quelimane e a Capela do Episcopado de Quelimane .
Frequentou a Catequese e fez a Primeira Comunhão na Catedral Nova de Quelimane em 15 de Outubro de 1978 .Foi várias vezes Acólito do antigo Bispo de Quelimane Dom Bernardo Governo .
Foi Crismado na Igreja Paroquial de São Domingos de Rana em Cascais em 20 de Outubro de 1991 .Fez o Curso "Plano de Estudo a Bíblia Responde" em Picoas / Lisboa que concluiu em 22 de Outubro de 1988 .Fez o Curso Teórico Radiofónico de Mensagens Bíblicas da Escola Bíblica Emaús de Espinho em 1989 , 1990 e 1991 .
Fez o Curso de Relações Humanas da Comunidade Shalom-Sociedade de Vida Apostólica em Santo Amaro de Oeiras em 1994 . Foi Membro do Movimento Encontro de Jovens Shalom desde 1994 .
Fez o Encontro Vocacional em Fátima em 5 e 6 de Abril de 1996 .
Fez o Encontro Vocacional em Apelação-Sacavém nos dias 1 e 2 de Fevereiro de 1997 .
Participou a convite da Escola Secundária Fernando Lopes Graça de Parede no Acantonamento com os alunos de E.M.R.C. na Feiteira nos dias 12,13 e 14 de Abril de 1996 .
Participou a convite da Escola Secundária Fernando Lopes Graça de Parede no Acantonamento com os alunos de E.M.R.C. na Feiteira nos dias 10 , 11, 12 e 13 de Abril de 1997 .
Participou a convite da Escola secundária Fernando Lopes Graça de Parede na Jornada Interescolas dos alunos de E.M.R.C. em Fátima no dia 15 de Abril de 1997 .
Foi Professor de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Básica Número 14 do Largo do Leão mandatado pela Escola .Foi Professor de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Básica 1 Número 1 de São Domingos de Rana / Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo,mandatado pela Escola .
Foi Professor de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Básica 1 Número 2 de Algés / Miraflores , mandatado pela Paróquia e pela Escola.
Foi Orador convidado do Fórum " Contributos para a Paz " organizado pela Casa de Moçambique em colaboração com a Universidade Lusófona de Lisboa e a Federação Interreligiosa e Internacional para a Paz Mundial.Participou durante 3 dias no Terceiro Simpósio Internacional " Viver pela causa do bem dos outros : a vida e o Pensamento de Reverendo Sun Myung Moon , nos dias 11 , 12 e 13 de 2004 , em San Lorenzo de El Escorial /Espanha .
Participou durante 3 dias no European Symposium for Ambassadors for Peace nos dias 6 , 7 e 8 de Setembro de 2006 , em San Lorenzo de El Escorial / Espanha .
Foi Co-Organizador e Orador da Conferência Interreligiosa Internacional para a Paz em Lisboa no Espaço Municipal da Flamenga com a A.L.D.C.I. e a F.I.I .P.M. , que congregou A.L.D.C.I. , Budistas , Hare Krishna , Comunidade Hindú ,Igreja Católica Ortodoxa ,Igreja Cristã Copta do Egipto , Kimbanguistas , Tocoístas , Moonistas e Evangélicos .
Esteve presente no acto inaugural da Embaixada da Paz da F.I.I.P.M. em 3 de Abril de 2004 , tendo na ocasião discursado como Convidado Especial .
Participou , frequentou e concluiu com sucesso o Curso sobre os Princípios Divinos da F.F.P.M.U. de 7 a 14 de Junho de 2008 na Amadora .
Participou e apoiou o Projecto "Cidadania Activa" levado a cabo na E.B.2,3 do Bairro Padre Cruz de Carnide ,organizado pela 100% Atitude .
Em 26 de Julho de 2003 foi nomeado Embaixador da Paz da The Interreligious and International Federation for World Peace em Lisboa .
Fez o Curso de Especialização em" Violência Religiosa na Situação Internacional Contemporânea " da Universidade Autónoma de Lisboa , que decorreu de 10 a 26 de Maio de 2006 .
Participou na Cerimónia Internacional da Bênção da F.F.P.M.U. em Barcarena / Tercena em 25 de Julho de 2006 .Participou como Convidado Especial na cerimónia da comemoração do aniversário da Igreja Tocoísta em Lisboa .Foi Padrinho de Baptismo Católico de Sérgio Lacerda e de Diamantina Gonçalves.
Frequentou as Igrejas da Madorna / Parede (onde foi Acólito) , do Murtal (onde foi Acólito) , da Parede , de São Domingos de Rana , da Sé de Lisboa , de São Nicolau / Lisboa , de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa e de Santa Maria de Belém / Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa .
Frequentou a Igreja de Nossa Senhora do Livramento de Quelimane , A Igreja da Sé Catedral Nova de Quelimane ,a Igreja da Sagrada Família de Quelimane e a Capela do Episcopado de Quelimane .
Frequentou a Catequese e fez a Primeira Comunhão na Catedral Nova de Quelimane em 15 de Outubro de 1978 .Foi várias vezes Acólito do antigo Bispo de Quelimane Dom Bernardo Governo .
Foi Crismado na Igreja Paroquial de São Domingos de Rana em Cascais em 20 de Outubro de 1991 .Fez o Curso "Plano de Estudo a Bíblia Responde" em Picoas / Lisboa que concluiu em 22 de Outubro de 1988 .Fez o Curso Teórico Radiofónico de Mensagens Bíblicas da Escola Bíblica Emaús de Espinho em 1989 , 1990 e 1991 .
Fez o Curso de Relações Humanas da Comunidade Shalom-Sociedade de Vida Apostólica em Santo Amaro de Oeiras em 1994 . Foi Membro do Movimento Encontro de Jovens Shalom desde 1994 .
Fez o Encontro Vocacional em Fátima em 5 e 6 de Abril de 1996 .
Fez o Encontro Vocacional em Apelação-Sacavém nos dias 1 e 2 de Fevereiro de 1997 .
Participou a convite da Escola Secundária Fernando Lopes Graça de Parede no Acantonamento com os alunos de E.M.R.C. na Feiteira nos dias 12,13 e 14 de Abril de 1996 .
Participou a convite da Escola Secundária Fernando Lopes Graça de Parede no Acantonamento com os alunos de E.M.R.C. na Feiteira nos dias 10 , 11, 12 e 13 de Abril de 1997 .
Participou a convite da Escola secundária Fernando Lopes Graça de Parede na Jornada Interescolas dos alunos de E.M.R.C. em Fátima no dia 15 de Abril de 1997 .
Foi Professor de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Básica Número 14 do Largo do Leão mandatado pela Escola .Foi Professor de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Básica 1 Número 1 de São Domingos de Rana / Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo,mandatado pela Escola .
Foi Professor de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Básica 1 Número 2 de Algés / Miraflores , mandatado pela Paróquia e pela Escola.
Foi Orador convidado do Fórum " Contributos para a Paz " organizado pela Casa de Moçambique em colaboração com a Universidade Lusófona de Lisboa e a Federação Interreligiosa e Internacional para a Paz Mundial.Participou durante 3 dias no Terceiro Simpósio Internacional " Viver pela causa do bem dos outros : a vida e o Pensamento de Reverendo Sun Myung Moon , nos dias 11 , 12 e 13 de 2004 , em San Lorenzo de El Escorial /Espanha .
Participou durante 3 dias no European Symposium for Ambassadors for Peace nos dias 6 , 7 e 8 de Setembro de 2006 , em San Lorenzo de El Escorial / Espanha .
Foi Co-Organizador e Orador da Conferência Interreligiosa Internacional para a Paz em Lisboa no Espaço Municipal da Flamenga com a A.L.D.C.I. e a F.I.I .P.M. , que congregou A.L.D.C.I. , Budistas , Hare Krishna , Comunidade Hindú ,Igreja Católica Ortodoxa ,Igreja Cristã Copta do Egipto , Kimbanguistas , Tocoístas , Moonistas e Evangélicos .
Esteve presente no acto inaugural da Embaixada da Paz da F.I.I.P.M. em 3 de Abril de 2004 , tendo na ocasião discursado como Convidado Especial .
Participou , frequentou e concluiu com sucesso o Curso sobre os Princípios Divinos da F.F.P.M.U. de 7 a 14 de Junho de 2008 na Amadora .
Participou e apoiou o Projecto "Cidadania Activa" levado a cabo na E.B.2,3 do Bairro Padre Cruz de Carnide ,organizado pela 100% Atitude .
Em 26 de Julho de 2003 foi nomeado Embaixador da Paz da The Interreligious and International Federation for World Peace em Lisboa .
Fez o Curso de Especialização em" Violência Religiosa na Situação Internacional Contemporânea " da Universidade Autónoma de Lisboa , que decorreu de 10 a 26 de Maio de 2006 .
Participou na Cerimónia Internacional da Bênção da F.F.P.M.U. em Barcarena / Tercena em 25 de Julho de 2006 .Participou como Convidado Especial na cerimónia da comemoração do aniversário da Igreja Tocoísta em Lisboa .Foi Padrinho de Baptismo Católico de Sérgio Lacerda e de Diamantina Gonçalves.
Frequentou as Igrejas da Madorna / Parede (onde foi Acólito) , do Murtal (onde foi Acólito) , da Parede , de São Domingos de Rana , da Sé de Lisboa , de São Nicolau / Lisboa , de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa e de Santa Maria de Belém / Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa .
A denúncia em "Os Maias"de Eça de Queirós
Na verdade , a denúncia é um dos principais motivos e fio condutor do grande Romance de Eça de Queirós , "Os Maias".
Uma denúncia clara , directa e satírica , por vezes quase cómica .
A época retratada nele , é de profunda influência cultural Francófona e Anglófona sobre as elites culturais portuguesas e em particular nas classes burguesas ou nobres e aristocratas lisboetas .
Havia uma clara imitação "superficial" do estilo de vida das classes e elites dirigentes de outros países Europeus , em especial da França e Grã-Bretanha .
Tratou-se de algo em certa medida negativo , porque as elites lisboetas se afastavam e distanciavam dos valores e da cultura genuína e tipicamente Portuguesa .
Onde ficavam os valores portugueses? Onde ficavam as tradições tipicamente portuguesas ?Onde ficava a cultura portuguesa ? Onde estava o orgulho de se ser português? O que era tipicamente português não prestava?Seria a melhor opção esta de valorizar tudo o que era estrangeiro? tudo o que vinha do estrangeiro?
Esta visão crítica e de denúncia de Eça de Queirós , teve razão de ser , até pela circunstância de o autor frequentar os meios e os locais das elites lisboetas.
Sendo ele , um frequentador desses meios e locais , testemunhou "in Loco" a descaracterização das elites lisboetas "lusas" em particular e da sociedade portuguesa em geral .
Este Romance foi um veículo de denúncia súbtil , das classes dominantes , pretensamente cultas e que eram apenas um reflexo da imitação superficial do estilo de vida das classes e elites dirigentes ou não de outros países Europeus atrás referidos .
Uma denúncia clara , directa e satírica , por vezes quase cómica .
A época retratada nele , é de profunda influência cultural Francófona e Anglófona sobre as elites culturais portuguesas e em particular nas classes burguesas ou nobres e aristocratas lisboetas .
Havia uma clara imitação "superficial" do estilo de vida das classes e elites dirigentes de outros países Europeus , em especial da França e Grã-Bretanha .
Tratou-se de algo em certa medida negativo , porque as elites lisboetas se afastavam e distanciavam dos valores e da cultura genuína e tipicamente Portuguesa .
Onde ficavam os valores portugueses? Onde ficavam as tradições tipicamente portuguesas ?Onde ficava a cultura portuguesa ? Onde estava o orgulho de se ser português? O que era tipicamente português não prestava?Seria a melhor opção esta de valorizar tudo o que era estrangeiro? tudo o que vinha do estrangeiro?
Esta visão crítica e de denúncia de Eça de Queirós , teve razão de ser , até pela circunstância de o autor frequentar os meios e os locais das elites lisboetas.
Sendo ele , um frequentador desses meios e locais , testemunhou "in Loco" a descaracterização das elites lisboetas "lusas" em particular e da sociedade portuguesa em geral .
Este Romance foi um veículo de denúncia súbtil , das classes dominantes , pretensamente cultas e que eram apenas um reflexo da imitação superficial do estilo de vida das classes e elites dirigentes ou não de outros países Europeus atrás referidos .
A propósito do VII Encontro Internacional de Poetas da Universidade de Coimbra e os Afro-Americanos
Esta reflexão é a propósito da minha honrosa presença no VII Encontro Internacional de Poetas da Universidade de Coimbra em que mais uma vez , me surgiu aos olhos e ouvidos a designação que se dá aos Americanos Negros ou Mestiços ( descendentes de Negros com Brancos e vice-versa ! ).
A tal designação é de Afro-Americanos ! Um conceito novo!
De facto , até soa bem !
Acrescentaria que aos Sul-Americanos Naturalizados e seus descendentes , chamam-lhes Hispânicos ! Mas estranhamente aos Europeus Naturalizados e seus descendentes , ninguém chama de Euro-Americanos !
São conhecidos por Americanos ou Norte-Americanos !Vejam só!
E onde está a verdade nisto ?
Da verdadeira História da América " real " e autóctone há registos de Apaches-Mimbrenos , Apaches-Bedonkhoes , Apaches-Chiricahuas , Sioux , Iroquês-Mohawks , Sauks ,Seminolas da Florida , Sahaptins , Kiowas , Sioux-Mandans , Mimbrenos , Sioux-Tetons , Sioux-Oglalas e Comanches!
Serão estes os Norte-Americanos Originários dignos dessa designação , tendo em conta o território , os Povos que o habitavam e a posterior invasão e domínio pelo homem branco .Mas ao invés passaram a chamá-los erradamente de Índios!Eles que nem são da Índia , nem Indianos!
Depois , veio a escravatura , o "desenvolvimento" branco , a guerra civil , a abolição da escravatura e as posteriores imigrações .
Depreendo então , que se trata aqui de um fenómeno de Etnocentrismo Americano branco ou de orgulho negro Americano ?
Em ambos , vejo e revejo alguma ignorância no tratamento desta questão , aparentemente menor . Concluo então que há racismo e discriminação na linguagem usada ?
Ou apostou-se antes na chamada discriminação positiva da linguagem ?
Talvez tudo isto tenha sucedido em resultado de complexos de superioridade e inferioridade de uns e outros ? E terão sido bem ou mal resolvidos?
A tal designação é de Afro-Americanos ! Um conceito novo!
De facto , até soa bem !
Acrescentaria que aos Sul-Americanos Naturalizados e seus descendentes , chamam-lhes Hispânicos ! Mas estranhamente aos Europeus Naturalizados e seus descendentes , ninguém chama de Euro-Americanos !
São conhecidos por Americanos ou Norte-Americanos !Vejam só!
E onde está a verdade nisto ?
Da verdadeira História da América " real " e autóctone há registos de Apaches-Mimbrenos , Apaches-Bedonkhoes , Apaches-Chiricahuas , Sioux , Iroquês-Mohawks , Sauks ,Seminolas da Florida , Sahaptins , Kiowas , Sioux-Mandans , Mimbrenos , Sioux-Tetons , Sioux-Oglalas e Comanches!
Serão estes os Norte-Americanos Originários dignos dessa designação , tendo em conta o território , os Povos que o habitavam e a posterior invasão e domínio pelo homem branco .Mas ao invés passaram a chamá-los erradamente de Índios!Eles que nem são da Índia , nem Indianos!
Depois , veio a escravatura , o "desenvolvimento" branco , a guerra civil , a abolição da escravatura e as posteriores imigrações .
Depreendo então , que se trata aqui de um fenómeno de Etnocentrismo Americano branco ou de orgulho negro Americano ?
Em ambos , vejo e revejo alguma ignorância no tratamento desta questão , aparentemente menor . Concluo então que há racismo e discriminação na linguagem usada ?
Ou apostou-se antes na chamada discriminação positiva da linguagem ?
Talvez tudo isto tenha sucedido em resultado de complexos de superioridade e inferioridade de uns e outros ? E terão sido bem ou mal resolvidos?