A guerrilha pró-Independência de Moçambique começou a dar sinais significativos de existência em Junho de 1953 com o Levantamento subversivo de Machanga de Uria Simango(1) e sete anos depois ,com a Sublevação em Mueda , no Planalto dos Macondes(em Cabo Delgado) , em 16 de Junho de 1960 .
Todavia , pode dizer-se que a Luta Armada pela Independência só teve início em 24 de Agosto de 1964 com o assassinato brutal do Padre Daniels , Monfortino Holandês ,da Missão de Chitolo , Diocese de Pemba , no Distrito de Cabo Delgado.
Dali estendeu-se para os Distritos de Niassa , de Tete e outros Distritos ainda , tendo o seu fim em 7 de Setembro de 1974 , com a Assinatura do Histórico Acordo de Lusaka .
Oficialmente em Moçambique é apresentada a data de 25 de Setembro de 1964 , como aquela em que se disparou o Primeiro Tiro da Luta pela Independência e o seu Autor terá sido o Major - General Alberto Chipande (2) , de Etnia Maconde.Esta versão foi recentemente desmentida pelo General Zambeziano e Antigo Combatente da FRELIMO Bonifácio Gruveta , pondo-a em causa.
Por outro lado, a FRELIMO foi fundada em 25 de Julho de 1962 resultante da "Fusão" de três Movimentos Nacionalistas Moçambicanos : MANU,UDENAMU e UNAMI.
1 comentário:
Faz uma referência à Missão do Chitolo e é a primeira vez que o vejo. Há um Chitolo perto de Mocîmboa da Praia e de Gananga e do Lago Chiloto que tinha (em 1970) uma grande igreja. Será esse? Onde ou como poderei obter essa confirmação?
Enviar um comentário