terça-feira, 8 de março de 2011

O Poeta e Escritor DELMAR MAIA GONÇALVES por FILIPA SILVEIRA MODESTO


Como poderei definir a escrita e a poesia do Poeta e Escritor Moçambicano Delmar Maia Gonçalves?Numa simples frase contendo apenas Adjectivos,seria o seguinte:mágico,forte,espiritual,nostálgico,revoltoso,esperançoso e arrebatador!
Delmar escreve de uma forma a sua Poesia e a sua Prosa em que o passado está quase sempre presente,sendo apaixonadamente revivido.Por outras palavras,a intensidade com que este "artista" literário se dá a conhecer só mesmo tendo vivido intensamente as situações.
Ao lermos os seus textos sentimos sempre,a nostalgia de alguém,que vem de muito longe,contar-nos magníficas e "mágicas" histórias e vivências.
Ao lermos seus poemas que falam de Moçambique,mais especificamente de Quelimane(sua terra natal),é de uma intensidade escrita e dramática tão forte,que quase cheiramos aquela terra lindíssima vermelha-ocre.Quase ouvimos aqueles meninos e meninas,sempre com um largo sorriso nos lábios,jogando e criando.
Tem uma imaginação e criatividade espantosas,este homem cuja alma é maior.Traz-nos a África no seu coração e na sua identidade.Mas com uma lição ímpar de vida,não nega nem renega as suas outras raízes (Asiáticas e Europeias "Portuguesas"),e sobretudo o seu profundo respeito,admiração e até sentido de ajuda e entreajuda a outros povos do mundo.
Muito ligado a África, o Autor espelha todo o esplendor de Moçambique em seus versos.
Mas nele também há lugar para o amor e para a mulher.
Sobretudo,o grande respeito que o Poeta nutre pelas mulheres(sua avó,sua mãe,suas irmãs,sua
filha,...);Ele fala das mulheres como algo intocável.
A mulher-mãe,a mulher- avó,as suas forças supremas como mulheres de família,de África!
A grande tradição e força que a mulher Moçambicana da Zambézia tem na família.
Ele nutre também uma grande admiração pelos grandes mártires que fizeram deste mundo ainda uma esperança para as gerações vindouras.
Sobre estes mártires,ele escreve com uma força espiritual tal,que ao lermos o conteúdo dos seus poemas arrepiamo-nos e sentimos orgulho dessas pessoas que lutaram por um mundo melhor!
A diferença é que esses mártires não só lutaram e morreram,mas renasceram espiritualmente e reviveram com a Poesia de Delmar Maia Gonçalves.

Filipa Silveira Modesto
(Artista Plástica Portuguesa)

2 comentários:

blog da Paraguassu disse...

Olá Delmar,
Estou pasma diante de seu trabalho. Poesias maravilhosas que retratam seu povo, seus costumes, sua época, enfim, são lindas. Parabéns pelo seu blog!
Obrigada por tornar-se meu seguidor. Eu estarei tbem lhe seguindo e procurarei estar sempre aqui a admirar sua obras.
Abraço fraterno, Maria Paraguassu.

Delmar Maia Gonçalves disse...

Obrigado Amiga Maria Paraguassu.Fico feliz por ter visitado o meu Blogue,por me ter lido e por este intercâmbio!Abraço fraterno e grande.E até sempre!Delmar Maia Gonçalves