Na verdade , a denúncia é um dos principais motivos e fio condutor do grande Romance de Eça de Queirós , "Os Maias".
Uma denúncia clara , directa e satírica , por vezes quase cómica .
A época retratada nele , é de profunda influência cultural Francófona e Anglófona sobre as elites culturais portuguesas e em particular nas classes burguesas ou nobres e aristocratas lisboetas .
Havia uma clara imitação "superficial" do estilo de vida das classes e elites dirigentes de outros países Europeus , em especial da França e Grã-Bretanha .
Tratou-se de algo em certa medida negativo , porque as elites lisboetas se afastavam e distanciavam dos valores e da cultura genuína e tipicamente Portuguesa .
Onde ficavam os valores portugueses? Onde ficavam as tradições tipicamente portuguesas ?Onde ficava a cultura portuguesa ? Onde estava o orgulho de se ser português? O que era tipicamente português não prestava?Seria a melhor opção esta de valorizar tudo o que era estrangeiro? tudo o que vinha do estrangeiro?
Esta visão crítica e de denúncia de Eça de Queirós , teve razão de ser , até pela circunstância de o autor frequentar os meios e os locais das elites lisboetas.
Sendo ele , um frequentador desses meios e locais , testemunhou "in Loco" a descaracterização das elites lisboetas "lusas" em particular e da sociedade portuguesa em geral .
Este Romance foi um veículo de denúncia súbtil , das classes dominantes , pretensamente cultas e que eram apenas um reflexo da imitação superficial do estilo de vida das classes e elites dirigentes ou não de outros países Europeus atrás referidos .
Sem comentários:
Enviar um comentário