Esta reflexão é a propósito da minha honrosa presença no VII Encontro Internacional de Poetas da Universidade de Coimbra em que mais uma vez , me surgiu aos olhos e ouvidos a designação que se dá aos Americanos Negros ou Mestiços ( descendentes de Negros com Brancos e vice-versa ! ).
A tal designação é de Afro-Americanos ! Um conceito novo!
De facto , até soa bem !
Acrescentaria que aos Sul-Americanos Naturalizados e seus descendentes , chamam-lhes Hispânicos ! Mas estranhamente aos Europeus Naturalizados e seus descendentes , ninguém chama de Euro-Americanos !
São conhecidos por Americanos ou Norte-Americanos !Vejam só!
E onde está a verdade nisto ?
Da verdadeira História da América " real " e autóctone há registos de Apaches-Mimbrenos , Apaches-Bedonkhoes , Apaches-Chiricahuas , Sioux , Iroquês-Mohawks , Sauks ,Seminolas da Florida , Sahaptins , Kiowas , Sioux-Mandans , Mimbrenos , Sioux-Tetons , Sioux-Oglalas e Comanches!
Serão estes os Norte-Americanos Originários dignos dessa designação , tendo em conta o território , os Povos que o habitavam e a posterior invasão e domínio pelo homem branco .Mas ao invés passaram a chamá-los erradamente de Índios!Eles que nem são da Índia , nem Indianos!
Depois , veio a escravatura , o "desenvolvimento" branco , a guerra civil , a abolição da escravatura e as posteriores imigrações .
Depreendo então , que se trata aqui de um fenómeno de Etnocentrismo Americano branco ou de orgulho negro Americano ?
Em ambos , vejo e revejo alguma ignorância no tratamento desta questão , aparentemente menor . Concluo então que há racismo e discriminação na linguagem usada ?
Ou apostou-se antes na chamada discriminação positiva da linguagem ?
Talvez tudo isto tenha sucedido em resultado de complexos de superioridade e inferioridade de uns e outros ? E terão sido bem ou mal resolvidos?
Sem comentários:
Enviar um comentário