sábado, 23 de agosto de 2008


Moçambiquizando é a obra que marca o regresso do poeta Delmar Maia Gonçalves, um dos mais eminentes representantes da nova geração de escritores moçambicanos.

Em Moçambiquizando permanece presente a marca poética característica do autor, cuja poesia intervencionista prossegue instigando a reflexão sobre o Moçambique pós-independência, assim como, de fazer a denúncia ao drama étnico que atinge o mestiço - nem negro nem branco.

Edmundo Verdades
(psicólogo e bailarino Angolano)

Com o sugestivo título "Moçambiquizando", está de regresso o poeta Delmar Maia Gonçalves, protagonista de uma poesia de intervenção que induz à reflexão social e celebra a condição de ser moçambicano.

É um dos maiores representantes da nova vaga de escritores de Moçambique.

"Moçambiquizando"
culmina ser uma declaração de amor e memória a uma pátria nunca esquecida e sobejamente amada.


Edmundo Verdades
(Psicólogo e Bailarino Angolano)

DELMAR MAIA GONÇALVES por ANA PAULA LOUREIRO




Uma voz que emerge no silêncio e se dá a conhecer através de uma leitura simples e de fácil compreensão, o sentido nato da observação que lhe é peculiar, o estar atento a tudo que o rodeia e a sua hipersensibilidade bem visivel, não esquecendo o amor à pátria...

Ana Paula Loureiro
(Poeta  Moçambicana)
Obrigada por se ter dado a conhecer e também por ter dado recados do seu país que tanto ama.
Sobre os poemas, literariamente falando, tem a marca natural da narrativa africana, contam com simplicidade, estados de alma e situações vividas.
Gostei muito de poemas como "Nostalgia Africana" ou "As duas faces do cão tinhoso".

Lídia Jorge
(escritora)