sábado, 11 de setembro de 2010

Emprego,Imigração e Legalização

Independentemente da dispensa da apresentação do Contrato ,para já a Inspecção Geral do Trabalho,deveria ser mais exigente com as empresas empregadoras,porque quem trabalha deve estar sempre protegido ,os trabalhadores imigrantes estarão menos protegidos a todos os níveis se isso não acontecer.
Como se agirá em caso de acidente de trabalho de um trabalhador que não assinou Contrato?
Como estará protegido um trabalhador Imigrante no caso de o seu Patrão decidir dispensá-lo sem pagar?
Por outro lado,concordo que a proposta do falecido Dr.Barros Moura,flexibilizaria a apresentação das provas materiais de que o Imigrante está empregado.
Gostaria de chamar atenção para o facto de existirem patrões que só pagam em dinheiro e não em cheques,que não passam recibos ou facturas dos salários,que não inscrevem os seus trabalhadores na Segurança Social,que despedem os seus trabalhadores por simples birrice,preconceito ou racismo quando se apercebem que os mesmos reclamam mais Direitos e maior Dignidade no tratamento.
Finalmente,dizer que a Prova Testemunhal vale o que vale ,isto é,a credibilidade dos Imigrantes no Ministério da Administração Interna(no S.E.F.) e na Polícia de Segurança Pública(P.S.P.) é reduzida a zero há muito tempo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Recordando a Luta pela Independência da República de Moçambique

A guerrilha pró-Independência de Moçambique começou a dar sinais significativos de existência em Junho de 1953 com o Levantamento subversivo de Machanga de Uria Simango(1) e sete anos depois ,com a Sublevação em Mueda , no Planalto dos Macondes(em Cabo Delgado) , em 16 de Junho de 1960 .
Todavia , pode dizer-se que a Luta Armada pela Independência só teve início em 24 de Agosto de 1964 com o assassinato brutal do Padre Daniels , Monfortino Holandês ,da Missão de Chitolo , Diocese de Pemba , no Distrito de Cabo Delgado.
Dali estendeu-se para os Distritos de Niassa , de Tete e outros Distritos ainda , tendo o seu fim em 7 de Setembro de 1974 , com a Assinatura do Histórico Acordo de Lusaka .
Oficialmente em Moçambique é apresentada a data de 25 de Setembro de 1964 , como aquela em que se disparou o Primeiro Tiro da Luta pela Independência e o seu Autor terá sido o Major - General Alberto Chipande (2) , de Etnia Maconde.Esta versão foi recentemente desmentida pelo General Zambeziano e Antigo Combatente da FRELIMO Bonifácio Gruveta , pondo-a em causa.
Por outro lado, a FRELIMO foi fundada em 25 de Julho de 1962 resultante da "Fusão" de três Movimentos Nacionalistas Moçambicanos : MANU,UDENAMU e UNAMI.

Recordando o Massacre de Wiriyamo

O já célebre Massacre de Wiriyamo , segundo o Times revelou em conformidade com os relatórios dos Padres de Burgos , ter-se-ia desencadeado a partir da descida de um avião ligeiro , que aterrou no Aeroporto de Tete , nesse dia 16 de Dezembro de 1972 e o piloto anunciou que tinha sido alvejado do solo pelos chamados "Turras".
Imediatamente , uma patrulha do exército que saiu de Tete em missão de reconhecimento ,caiu numa emboscada .A Força Aérea Portuguesa bombardeou a região , que , depois , foi atacada por Tropas de Assalto Heliotransportadas.
Os Missionários de Nampula com o seu Bispo Dom Manuel Vieira Pinto(3),pedem à hierarquia da Igreja que denuncie publicamente não só as situações particulares de opressão ,mas sobretudo os sistemas que as originam : denuncie a Concordata e o Acordo Missionário , e proclame pública e solenemente o direito do Povo Moçambicano à Independência Nacional.
Após os Massacres de Wiriyamo , o Bispo Dom Manuel Vieira Pinto e vários missionários abandonaram o País por pressão do poder Colonial Português.
Ao expôr em Roma ( Itália),a situação diante do então Papa Paulo VI,este pediu aos Bispos de Moçambique para denunciarem o Acordo Missionário.Mas estes não o fizeram.
Por fidelidade à quem?À Igreja?Certamente que não!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Proposta para um Tratado de Paz aos Homens poderosos do Planeta

Sei de
antemão
que esta proposta
não passará
disso mesmo!
Inglória e simplória
de um simplório.
Mais uma!!!

Ainda assim
decidi fazê-la
apesar de saber de antemão
que ela ganhará
pó e teias de aranha!
Quando se inventa
um inimigo
que já fora amigo
quanto se ganha?
Milhões?Biliões?Triliões?
Então inverta-se
a situação!
E criem-se amigos
em todos aqueles
que consideramos
inimigos
E veremos que
os lucros duplicam ,
não se ganham
milhões de Dólares
não se ganham
biliões de Dólares
ganham-se dez vezes mais os
triliões de Dólares
e mais amigos
poupam-se milhões de Dólares
que são investidos em armas
poupam-se milhões de Dólares
que são investidos em coisas fúteis e inúteis
poupam-se milhões de Dólares
que são investidos em Homens
que combatem algo fictício
e são transformados
em "carne para canhão"!
Poupam-se milhões
em indemnizações
às famílias dos Homens mortos!
Poupam-se milhões
em evitar a destruição
de material bélico sofisticado.
Ganham-se milhões
em arranjar parcerias
para a Paz e o Desenvolvimento!