quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Moçambique Diplomático

Considerado o país mais "pobre " do mundo segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (O.N.U.) , vale a pena no entanto recordar e assinalar alguns dos feitos mais significativos alcançados por esta jovem Nação Africana desde a sua independência em 25 de Junho de 1975 no plano diplomático .
É óbvio que o uso do termo "pobre" diz respeito apenas à visão economicista dos Países Desenvolvidos (Capitalistas Ocidentais) relativamente aos parceiros ditos subdesenvolvidos ao nível do seu desempenho económico e não em termos "reais" de recursos e riquezas naturais
Neste campo é de longe o país Africano de Língua Oficial Portuguesa que mais se tem notabilizado quer seja pela sua ousadia , quer seja pela "agressividade" ou originalidade diplomática segundo a opinião unãnime de alguns conceituados diplomatas ocidentais .
Assim Samora Moisés Machel :
Tornou possível em Maputo a reconciliação entre os governos da Guiné-Bissau e de Cabo Verde , Nino Vieira e Aristides Pereira .
Assinou a 16 de Março de 1984 em Nkomáti o histórico acordo de Boa vizinhança e não agressão com o seu homólogo Sul-Africano , Pieter Botha .
Tornou possível o acordo de Lancaster House para a independência do Zimbabwe ( antiga Rodésia) ao pressionar Robert Mugabe a assiná-lo .
Recusou o contingente Cubano oferecido pelo Comandante Fidel Castro para aniquilar a RENAMO na base central da Gorongosa .
O Governo Moçambicano :
Foi o principal suporte dos guerrilheiros Nacionalistas Zimbabweanos dando treino e alojando em território nacional os mesmos e por outro lado enviando militares internacionalistas Moçambicanos para a frente de combate .
Foi o primeiro Estado a reconhecer a auto-proclamada República Democrática de Timor-Leste e a guerrilha da FRETILIN em 1976 .
Facilitou os contactos entre as Delegações dos Governos da África do Sul , de Angola , de Cuba , dos Estados Unidos e da SWAPO e A.N. C.
Forneceu pessoal diplomático especializado para a Organização de Unidade Africana (O.U. A.) usar a Língua Portuguesa nos seus fóruns .
Preparou e assessorou a entrada triunfal em Nova Iorque , nos Estados Unidos da América , do antigo Presidente do Congresso Nacional Africano (A.N.C.) Dr. Oliver Tambo , já falecido .
Apoiou diplomaticamente a SWAPO na sua luta pela Independência da Namíbia .
Reeditou no Songo o "histórico" Encontro de não agressão e boa vizinhança , desta vez entre Joaquim Chissano e Pieter Botha .
Apresentou um candidato para Director do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (P.N.U.D.) e venceu .
Reconheceu o Estado da Palestina proclamado no exílio por Yasser Arafat .
Reconheceu a Independência da República Árabe Saharaui Democrática (R.A.S.D.) .
Do Governo Moçambicano :
Partiu a arrojada iniciativa de apresentar um seu candidato ( Dr.Hélder Martins) para Director-Geral da Organização Mundial de Saúde ( O.M.S.) , tendo sido derrotado pelo candidato Japonês , ocupa actualmente o cargo de Representante da O.M.S. em Maputo .
Partiu a iniciativa da criação de um Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa com Sede em Maputo .
Partiu a iniciativa de propôr a introdução e utilização da Língua Portuguesa na Organização Mundial de Saúde (O.M.S.) .
A Cidade de Maputo :
Foi o local onde se reuniram pela primeira vez os Governos Sul-Africano de Pieter Botha e Angolano de José Eduardo dos Santos .
Foi o local onde se fez a troca de prisioneiros de guerra Sul-Africanos por Angolanos e Holandeses .
Foi o local onde pela primeira vez o Presidente Português Dr.Mário Soares se encontrou com o Presidente Angolano Engenheiro José Eduardo dos Santos e ainda com o Reverendo Norte-Americano Jesse Jackson .
Foi o local onde o Secretário-Geral das Nações Unidas (O.N.U.) Boutros Boutros-Ghali se reuniu com o Chefe - Ministro dos Zulus Mangosuthu Buthelezi , com o Presidente do P.A.C. Clarence Makwetu e com o Ministro Sul-Africano dos Negócios Estrangeiros Roelof P. Botha .
Participou no Programa de desminagem da Bósnia enviando cães treinados para detecção de minas desde 1996 .
Foi em Maputo que Roelof Botha´Ministro dos Negócios Estrangeiros da África do sul e Loy Van Dunem da República Popular de Angola , se reuniram por duas vezes (oficialmente).
O Vice-Presidente da Comunidade Económica Europeia (C.E.E.) , Lorenzo Natali esteve em Maputo .

In "Moçambique Diplomático"

Sem comentários: